Qualificação Campeonato da Europa feminino de polo aquático.

Qualificação realiza-se em Rio Maior entre sexta feira e domingo

Portugal a um ponto da fase final do Europeu 

 

21 de setembro de 2015 – O Complexo de Piscinas Municipais de Rio Maior acolhe, entre sexta feira e domingo, o Grupo D da segunda e última ronda de qualificação feminina para o Campeonato da Europa de 2016 de polo aquático, com Portugal a ter como adversários as seleções da Suíça, Grécia e Croácia e a precisar apenas de um ponto para se apurar para a fase final.

O Grupo C realiza-se na Alemanha com as seleções da França, Alemanha, Turquia e Israel.

Os três primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a fase final do Europeu, que terá lugar em Belgrado, Sérvia, em janeiro de 2016. Já qualificadas estão as seleções da Espanha, Holanda, Hungria, Itália, Rússia e Sérvia (organizador).

A Seleção Nacional foi segunda classificada na primeira ronda de qualificação que se realizou em Longwy, França, em fevereiro deste ano, atrás da congénere francesa que somou 9 pontos e à frente das turcas com 3 pontos e das suíças sem pontos. Os pontos somados na primeira ronda transitam para a segunda ronda.

A Grécia apresenta-se em Rio Maior com 9 pontos, Portugal com seis, a Croácia com 3 e a Suíça não regista qualquer ponto.

A Seleção Portuguesa, em caso de apuramento, estará presente pela terceira vez numa fase final de um Europeu Feminino.

Na conferência de Imprensa de apresentação do evento, hoje realizada no auditório do Centro de Estágios de Rio Maior, António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, considera que Portugal “vai estar de certeza na fase final do Europeu, falta apenas um ponto”, agradecendo “o apoio inequívoco de Rio Maior”, naquele que é “o epicentro de tudo que é organização desportiva da Federação Portuguesa de Natação”.

Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, afirmou que “é um privilégio acolher esta ronda de qualificação”, garantindo que “tudo será feito para que a ronda de apuramento corra da melhor forma”.

Jorge Cruz, vice-presidente da FPN, referiu que “é bom para o polo aquático, para o desporto nacional, conseguir acolher uma fase de qualificação europeia, é muito importante trazer competições internacionais relevantes”, acrescentando que “o impacto para o polo aquático feminino será importante, principalmente para a formação”.

O selecionador Miguel Pires antevê que “a Grécia concorre ao título europeu, é a mais forte do grupo”, anotando que “Portugal vai discutir o resultado com a Croácia e a Suíça”.

“Estamos confiantes que vamos conseguir a qualificação e se isso vier a acontecer pretendemos no Europeu da Sérvia ter uma prestação honrosa, ficar nos 10 primeiros”, afirmou o técnico português.

Mariana Sarmento, capitã da Seleção Nacional, está optimista na qualificação, considerando ser importante jogar em Rio Maior: “Temos a certeza que vamos ter os nossos familiares e amigos a ver os nossos jogos, uma energia extra nos momentos de maior dificuldade. Preparamo-nos bem para chegar aqui e conseguir o apuramento. Vamos aproveitar o fator casa para irmos um bocadinho mais longe. A Grécia está acima de nós, a Suíça temos conseguido ganhar nos últimos anos, tal como a Croácia que já vencemos”.

A Seleção Nacional é formada por Ana Rita Ismael e Ana Rute Estorninho, do Benfica, Ana Rita Pereira e Fátima Airosa, do Gondomar Cultural, Aurelie Mariani, Catarina Reis, Elisabete Matos, Janete Sousa, Naida Mariani, Mariana Sarmento e Susana Costa, do Fluvial Portuense, Inês Braga, do Prato (Itália), e Inês Nunes, do WP9802 (Espanha).

O Grupo D da segunda ronda de qualificação para o Europeu 2016 é organizado pela FPN, em parceria com a Liga Europeia de Natação, Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor e Associação de Natação do Distrito de Santarém.

Foi ainda apresentada a 1.ª Convenção Portuguesa de Natação, dedicada ao tema “Partilha de Boas Práticas”, a ter lugar em Rio Maior no dia 17 de outubro.

Programa

 25 setembro

17h00 Croácia-Grécia

18h30 Suíça-Portugal

26 setembro

15h30 Grécia-Suíça

17h00 Portugal-Croácia (Direto Bola TV)

27 setembro

09h30 Croácia-Suíça

11h00 Portugal-Grécia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *