Estefania Calvo e Duarte Marques triunfam no XIV Triatlo em Quarteira

Disputou-se hoje mais uma edição da Taça de Portugal em Quarteira, homenagem a Carlos Gravata mentor e impulsionador da prova. Iniciaram a prova mais de 400 atletas. A prova teve como vencedores Duarte Marques do “Águias “de Alpiarça e Estefânia Calvo do Garmin Olímpico de Oeiras, respetivamente em masculinos e femininos.

fotografia (7)

Na prova masculina e no final do segmento de natação, Duarte Marques ( “Águias” de Alpiarça), Samer Ali-Saad (Isbilya-sloppy joe s ) e Fábio João Azinheirinha  foram os primeiros a chegar ao parque de transição, para iniciarem o segmento de ciclismo. Duarte Marques com uma transição muito rápida, não permitiu que os seus adversários colassem, iniciando o percurso de ciclismo isolado. Mas no final da 1ª volta de 10km deste segmento viria a ser alcançado pelo atleta espanhol e por Fábio Azinheirinha. Estes três atletas chegaram ao parque de transição com alguns segundos de vantagem, sobre um numeroso grupo que vinha em sua perseguição. No segmento de corrida, Duarte Marques partiu mais rápido que os seus companheiros de fuga, cortando a meta completamente isolado. Na corrida, Samer Ali-Saad e Pedro Eloy  (Garmin Olímpico de Oeiras), demonstraram ser mais fortes que os restantes atletas e terminaram a prova, respetivamente em 2º e 3º lugar.

O pódio final da prova masculina, ficou composto com Duarte Marques (“Águias” de Alpiarça) que alcançou o 1º lugar em 01:03:34. A 23 segundos, terminou  Samer Ali-Saad (Isbilya-sloppy joe s) em 2º lugar com 01:03:57 . Em 3º lugar e a fechar o pódio,  Pedro Eloy ( Garmin Olímpico de Oeiras) completou a sua prova com o tempo de 01:04:22.

Duarte Marques considerou que a “prova correu muito bem”, afirmando que “vinha com a ideia de vir forte e divertir-me”. O atleta reconhece que acusou um pouco a falta de sono nas ultimas noites. “Tenho estado integrado na Seleção Nacional como técnico, e por isso mesmo tenho descansado muito pouco. Mas ganhei e foi bom”. conclui.

Na prova feminina , no segmento de natação, Hannah Johnston (individual) juntamente com Ana Priego Ruz, (individual) e Carolina Silva (Associação Académica São Mamede) conquistaram alguma vantagem relativamente às restantes atletas. À saída do parque de transição para o ciclismo, Hannah  isolou-se na 1ª volta. Mais atrás, formou-se um pequeno pelotão em sua perseguição, que foi aumentando, acabando por chegar ao 2º parque de transição com um grupo compacto de atletas entre elas Luísa Condeço e Estefânia Calvo. No último segmento, as atletas Luísa Condeço do “Águias” de Alpiarça , Hannah Johnston  e Estefania Calvo foram as mais rápidas a sair do parque de transição, mas as atletas espanholas Rocio Molas e Ana Ruz recuperaram na corrida e  terminaram respetivamente em 2º e 3º lugar.

O pódio no género feminino ficou composto pela atleta Estefania Calvo do C.D. Garmin Olímpico de Oeiras com o tempo de 01:05:07.  Em 2º lugar Rocio Molas do Isbilya-sloopy Joe s em 01:06:12, logo seguida da atleta Ana Ruz com o tempo de 01:06:38 .

A atleta vencedora afirma que “esta prova superou todas as minhas expetativas, por isso o meu objetivo agora será competir em Espanha mas também em Portugal”.

Na classificação por equipas masculinas, o Garmin Olímpico de Oeiras, alcançou o 1º lugar com os atletas Pedro Eloy, José Estrangeiro e Fábio João Azinheirinha.  O Clube de Natação de Torres Novas com Paulo Antunes, André Cruz e Marco Sousa, alcançou o 2º lugar. Em 3º lugar ficou o Sporting CP, com os atletas Sávio Accioly, Simão Albuquerque e Guilherme Lopes.

Na classificação por equipas femininas, o lugar mais alto do pódio, foi alcançado pelo Alhandra Sporting Clube com as atletas Ana Filipa Ferreira, Ana Filipa Sampaio e Ana Sofia Pereira. O Garmin Olímpico de Oeiras com Estefania Calvo, Ana Teresa Machado e Maria Medeiro alcançou o 2º lugar. No último lugar do pódio, ficou o “Águias de Alpiarça”, equipa constituída pelas atletas Luísa Condeço, Vitória Oliveira e Joana Amado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *