Rodrigo Pina Vice-Campeão da Europa em Karate

42º Europeu de karate terminou com a prata de Pina e o bronze Hélio Hernandez, a somar ao já alcançado por Eduardo Garcia

Rodrigo Pina sagrou-se hoje em Zurique vice-campeão da europa na prova de combate (kumite) -67Kg ao derrotar os seus congéneres da Croácia, Rússia, Azerbeijão e Itália em encontros pautados pela intensidade elevada. O jovem atleta luso, que tinha alcançado o bronze no ano transato no europeu que se realizou em Lisboa na MEO Arena, defrontou na final o montenegrino Vladimir Jovic que alcançou a vitória pela margem mínima. Rodrigo Pina fez história ao tornar-se o segundo atleta masculino português de combate a conseguir duas medalhas a nível internacional.

Hélio Hernandez alcançou o bronze, melhorando também ele a sua prestação após o 5º lugar obtido no europeu de Lisboa. O acesso à final foi vedado pelo francês Jessie da Costa após ter afastado o campeão em título, o turco Aktas, bem como os atletas de Inglaterra e Irlanda também eles com um bom palmarés. O combate pela medalha foi frente ao medalhado sérvio Mijalkovic, onde num jogo disputado até ao último segundo, com elevada intensidade física e táctica o português se impôs por 2-1.

Salientamos ainda a já noticiada medalha de bronze conquistada por Eduardo Garcia na prova de Kata Cadete, o 5º lugar obtido por Mariana Lélis em Kumite cadete -54Kg, o 7º lugar de Patrícia Cardoso em Kata Sub21, o 7º lugar de Rodrigo Marques em Kumite cadete +70Kg, e o 9º lugar de Ina Certan em Kumite Sub21 -55Kg.

O 42º Campeonato da Europa de Cadetes, Juniores e Sub21 terminou assim com um saldo extremamente positivo, ao nível das melhores prestações obtidas por Portugal em provas internacionais, com uma medalha de prata e duas de bronze. Na classificação geral, Portugal ficou em 20º lugar entre os 47 países presentes.

A arbitragem nacional foi representada por Joaquim Fernandes e José Chagas, que estiveram em muito bom plano durante o evento, tendo arbitrado bastantes finais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *