Três novos recordes absolutos

Três novos recordes nacionais absolutos, três de seniores e um máximo júnior foram estabelecidos hoje nos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que estão a decorrer na piscina do Clube Fluvial Portuense.

Victoria Kaminskaya (Pimpões/Cimai) venceu os 200 estilos com novo recorde absoluto e sénior em 2.12,75, abaixo do anterior máximo nacional de 2.14,28 que pertencia à nadadora desde 2012.

Ana Sofia Leite (Ginásio de Vila Real), que ganhou os 100m costas (1.00,71), fixou novo máximo nacional absoluto e sénior no percurso de 50 costas da estafeta de 4×50 estilos com o tempo de 28,22, superando o máximo nacional de 28.39 que estabeleceu no primeiro dia de competição.

Nos 4×50 estilos, a estafeta do Estrelas S. João de Brito, composta por Diogo Sousa, Duarte Mourão, Carlos Almeida e João Gigante, estabeleceu um novo recorde nacional absoluto e sénior em 1.38,95, superando o anterior máximo de 1.40,05 que estava na posse do FC Porto desde 2009.

O recorde nacional júnior de 16 anos foi batido por Tamila Holub (Sporting de Braga) nos 400 livres (4.15,43), abaixo do anterior máximo de 4.16,18 que já era detentora desde novembro.

Na abertura da sessão de finais, José Freitas (SFUAP), de 82 anos, que cumpre a sua última prova como treinador, foi homenageado pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) em reconhecimento da dedicação à natação como nadador e técnico ao longo de 70 anos. Um dos pontos altos do seu currículo foi ter realizado a travessia do Estreito de Gibraltar em 1962 com uma marca que prevaleceu como melhor tempo mundial durante 42 anos. Foi treinador da SFUAP nos últimos 46 anos.

A FPN assinou ainda três protocolos de cooperação com a Scullings, fornecedor oficial de equipamentos desportivos e responsável no merchandising, Clínica Médica da Foz, que presta apoio médico desportivo, fisioterapêutico e controlo e avaliação do treino das Seleções Nacionais, e World of Sports, empresa responsável por gestão de eventos desportivos e agenciamento de carreiras.

A Seleção Nacional de natação sincronizada, formada por Diana Gomes, Ana Isabel Baptista e Bárbara Costa, realizou também uma exibição de promoção da disciplina. As atletas, integradas no Centro de Treino na Murtosa, têm o objetivo de garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *